Berçário, Maternal e Jardim

BERÇÁRIO

Eis que cheguei ao mundo! Um mundo lindo cheio de cores, flores, pássaros e canto, cheio de novidades!


O Berçário Waldorf do Jardim Infância Alternativa acolhe crianças de 6 meses a 1 ano e meio . As crianças são acolhidas pela professora e sua ajudante dentrode um espaço mágico e acolhedor , rodeado de tecidos e brinquedos de pano expressando verdade com materiais naturais. Esse convívio harmonioso se dá em um ambiente bem cuidado, parecido com a casa da própria criança. Cada criança recebe um olhar voltado para suas necessidades e assim suas capacidades físicas vão se desenvolvendo. As professoras no momento em que um bebê passa a fazer parte do seu cenário ‘expressam uma relação humana de calor, bondade, verdade e beleza: Ao falar (pois somos o exemplo); ao olhar (que é especial e diferente com cada um); ao cantar (estimulando a linguagem oral) e ao movimentar-se (pois estão na fase do tocar e experimentar).

A alimentação é oferecida pela escola , respeitando as restrições que devem ser especificadas na ficha da criança. O cardápio é composto por lanches comunitários, almoço e jantar (sólidos e sopas ).As mamadas são estipuladas pelas mães ( que enviam o leite de casa) . Para controle da família, anotamos na agenda o resumo do dia da criança em relação à alimentação, banho, soninho e esfíncteres.

E enfim querido papai e mamãe, vocês encontraram uma escola que lhe falou ao coração.

Que seja pela quantidade de árvores , flores e pássaros que aqui se vê , quer seja pelo cheiro de terra molhada, ou pela bela Pedagogia Waldorf que aqui vivenciamos. Qualquer que seja o motivo, algo em nossa escola lhes disse que este seria o melhor lugar para o seu pequeno.

Agora, chegado o momento da adaptação , procurem se lembrar disso: ao seu pequeno filho , vocês só fazem e dão o que lhe desejam de melhor.

Ainda nesta fase, é importante salientar, a criança é totalmente suscetível, tanto às alegrias, quanto ás angústias dos pais. E tudo o que ele precisa, dentro e fora da escola , é sentir-se segura. O papai e a mamãe são tudo para ela; vê-los ou senti-los indecisos faz com que se sintam inseguros.

Papai e mamãe: deem-lhe a força e a coragem para que seu pequeno brilhe com toda a intensidade.É disso que seu pequeno precisa: pais que sejam gigantes na força, na coragem, na vontade, na moral e na ética. É de vocês, pais, admiráveis pais, que seus pequenos precisam para ser grandes.

Se a criança convive com críticas, aprende a condenar,

Se a crinça convive com a hostilidade, aprende a brigar,

Se a criança vive ridicularizada, aprende a dissimular,

Se a criança vive com a culpa, aprende a sentir-se culpada,

Se a criança conhece a tolerância, aprende a ter paciência,

Se a criança é encorajada, aprende a ter confiança,

Se a criança é elogiada aprende a valorizar,

Se a criança é tratada com perdão, aprende a ser justa,

Se a criança vive com sentimentos seguros, aprende a elogiar,

Se a criança sente-se aprovada, aprende a se valorizar,

Se a criança convive com aceitação e amizade, aprende a encontrar amor no mundo.

RUDOLF STEINER


MATERNAL

O Maternal Waldorf do Jardim de Infância Alternativa recebe crianças de um ano e meio a três anos e meio, respeitando um ritmo diário no qual é a professora que estabelece.

A professora através desse ritmo cria um vínculo de segurança e afeto. Mais do que isso, a professora trata cada criança individualmente, compreendendo seus limites e oferecendo a oportunidade de ser feliz no mundo em que ingressou.

A nossa sala apresenta um ambiente aconchegante, tal como nossa casa, e as crianças são recebidas pela professora e sua ajudante.

Ao entrarem na escola são acolhidos e logo partem para o uso constante da imaginação, tendo como suporte brinquedos de madeira, panos e tecidos. E assim chegam as atividades: massa de modelar natural, desenhos livres, culinária, cuidado com o espaço e ritmo de época. Tem também o lanche saudável e comunitário, onde uma vez por semana é feito o preparo de pão e biscoitos pelas crianças, aprendendo assim a aprecia-lo melhor. E então chega o momento de ouvir os contos de fadas e terminam com o agradecimento.

"Nos primeiros anos de sua infância o homem adquire aquela capacidade que lhe dão, aqui na Terra, a possibilidade da existência humana".

RUDOLF STEINER


JARDIM

O Jardim de Infância Alternativa recebe crianças de três anos e meio a seis anos, sendo conduzidos pela professora, criando um senso de responsabilidade com o próximo pelos maiores e se fortalecendo habilidades que os menores almejam adquirir.

Nosso espaço assemelha - se com um lar, onde a criança tem acesso aos móveis de madeira, panos coloridos, tendinhas e bonecas de pano.

O ritmo diário é ordenado pela professora, que tem função primordial nessa idade, oferecendo segurança e conforto para as crianças.

A professora acolhe os pequenos de forma segura e amorosa, apresentando-lhe um mundo de mágia ao abrir a porta do castelo (sala). Ao entrarem, começam a dar uma aula de brincadeiras, momento mais importante do dia, onde ativam sua vivência social no mundo, construindo e criando brincadeiras diversas.

Depois ordenam a sala e são conduzidos as atividades: desenhos , massa de modelar natural , organização do ambiente, culinária e aquarela . Onde é trabalhado a base para uma boa alfabetização, capacidade de concentração, açuidade auditiva, maturação da lateralidade e a linguagem. Após, vão ao lanche saudável comunitário, composto por fruta + pão + suco da época ou chá, finalizando com agradecimento. Assim vamos para o ar livre! Nesse momentoas crianças brincam com terra, plantas, água e areia, sobem em árvores, pulam cordas, cantam e exercitam o domínio do próprio corpo e a autoconfiança, fazem uma roda rítmica e escutam o conto de época. Essa fase a criança cria habilidades indispensáveis para uma alfabetização harmônica.

"O brincar da criança é a manifestação mais profunda do impulso que conduz ao fazer, sendo que nesse fazer o homem tem uma verdadeira essência humana. Não seria possível imaginar uma criança que não desejasse ser mais ativa, como é quando brinca, pois o brincar representa uma liberdade de uma atividade que deseja se libertar do cerne do ser humano"

RUDOLF STEINER

(13) 3354-24-78

Praia do Guaiúba Guarujá

Av. Humberto Prieto Perez, 624

Jardim Guaiúba • Guarujá • SP

CEP: 11421-200

FALE COM A GENTE