Quem Somos

HISTÓRICO DA ESCOLA

O Jardim de Infância Alternativa iniciou suas atividades numa casa escola localizada à Rua Aran Sarkissian,135 no bairro do Guaiuba em Guarujá – SP em 12/08/1992 numa área privilegiada de 400 metros quadrados,com muita área verde,morros,nascentes de água,mar e ruas sem asfalto.

O Jardim estrutura-se em uma cooperativa de professores e pais.Iniciou com crianças de 18 meses a 6 anos, nos períodos:Matutino e vespertino,com 20 alunos.

Esta iniciativa foi um sonho de três professores (idealistas) em aplicar a Pedagogia Waldorf em uma escola de Educação Infantil no Guarujá.

Um ano antes começamos a estudar as possibilidades e a Pedagogia Waldorf.

A partir daí começamos a procurar uma casa para alugar no bairro de Guaiúba e foi difícil porque nenhum proprietário permitia por ser um bairro residencial e quando precisasse do retorno do imóvel seria mais difícil por ser escola. Quando conseguimos alugar a casa que o proprietário iria mudar para a Argentina, ficamos aliviados porque nosso objetivo era neste bairro.

Reunimos para escolher o nome da escola. Tivemos a idéia de ser Jardim de Infância Alternativa, por ser uma alternativa aos pais que queriam uma escola diferenciada para seus filhos, onde elas aprendem situações da vida prática e diária,onde brincam,praticam artes, escutam contos de fada e com estes domínios praticam: o pensar, o sentir e o agir.

Também tivemos problemas em conseguir o alvará de autorização na Prefeitura, por ser um bairro residencial. Fizemos um abaixo assinado com os pais, e através deles a Secretaria de Educação se envolveu com a causa e conseguimos.

As famílias que integram a escola são constituídas de profissionais liberais que migram com frequência significativa do Guarujá, para cidades mais industrializadas como Santos, São Paulo e outras. Esse movimento migratório gera grande rotatividade de crianças, o que tende a provocar desestabilização no grupo devido ao constante processo de adaptação das novas crianças.

Essa migração apresenta outro aspecto relevante que é o de dificultar a participação assídua e contínua dos pais nas atividades do Jardim de Infância.

A partir de então nosso Jardim passou por algumas modificações, transformações positivas, de muito aprendizado, porém a essência continua a mesma.

As escolas Waldorf no Brasil comprometidas com o movimento educativo mundial e os princípios da Pedagogia Waldorf propostos por Rudolf Steiner, centralizam suas intenções educativas no sentido de: promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes de por si próprios, dar sentido e direção as suas vidas. Para nós isso é o mais importante.

As educadoras deverão ter a consciência de que qualquer trabalho educativo só será possível, se o adulto estiver aberto e disposto a se auto-educar. Isso é um processo contínuo que exige coragem de enxergar as próprias dificuldades e de transforma-las.

Hoje estamos situados em novo endereço e com novos mantenedores!

Rudolf Steiner

O pedagogo nasce em nós, fruto de estudo do ser humano. O homem superior nasce da criança, fruto do trabalho dos educadores.

(13) 3354-24-78

Praia do Guaiúba Guarujá

Av. Humberto Prieto Perez, 624

Jardim Guaiúba • Guarujá • SP

CEP: 11421-200

FALE COM A GENTE