Quem Somos

HISTÓRICO DA ESCOLA

O "Jardim de Infância Alternativa" iniciou suas atividades em 12/08/1992, em uma casa- escola (localizada à rua Aran Sarkissian n° 135, no bairro do Guaiúba, em Guarujá –SP), numa área privilegiada de 400 metros quadrados, com muita área verde, morros, nascentes de água e ruas sem asfalto. Com seu início a partir da criação de em uma cooperativa de professores e pais, tal iniciativa nasceu do sonho idealista de três professores em aplicar a Pedagogia Waldorf em uma escola de Educação Infantil em Guarujá; sonho que se concretizou com a inauguração do “Jardim de Infância Alternativa”, com um total de 20 alunos, de 18 meses a seis anos, nos períodos: matutino e vespertino.

Lourdes Aparecida de Oliveira - Fundadora

O Jardim de Infância Alternativa é fruto de abnegação e empenho. Um ano antes da inauguração, participamos de grupos de estudos de Antroposofia e fizemos a formação de professores Waldorf. A partir daí, começamos a procurar uma casa para alugar no bairro do Guaiúba e fomos privilegiados com um espaço encantador, que vinha exatamente ao encontro do que se procurava. Logo nos reunimos para escolha do nome: “JARDIM DE INFÂNCIA ALTERNATIVA”, que se deu por ser uma “alternativa” aos pais que queriam uma escola “diferenciada” para seus filhos, onde viessem a aprender situações da vida prática e diária, brincando, praticando arte, ouvindo contos de fada e, com estes domínios, praticassem o pensar, sentir e agir.

As escolas Waldorf, no Brasil, são comprometidas com o movimento educativo mundial e os princípios da Pedagogia Waldorf proposto por Rudolf Steiner. Centralizam suas intenções educativas no sentido de promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes por eles próprios de dar sentido e direção à suas vidas. Pois esta postura é o mais importante. Além dos educadores terem a consciência de que qualquer trabalho educativo só é possível se o adulto estiver aberto e disposto a se “autoeducar” - processo contínuo que exige coragem de enxergar as próprias dificuldades e de transformá-las.

Rudolf Steiner

O pedagogo nasce em nós, fruto de estudo do ser humano. O homem superior nasce da criança, fruto do trabalho dos educadores.

(13) 3354-24-78

Praia do Guaiúba Guarujá

Av. Humberto Prieto Perez, 624

Jardim Guaiúba • Guarujá • SP

CEP: 11421-200

FALE COM A GENTE