Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf teve início em 1919, quando estudiosos da época procuravam reerguer a Europa diante do caos econômico e social gerado pela Primeira Guerra Mundial.

Um desses homens foi Emil Molt, membro da Sociedade Teosófica, diretor e sócio de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf-Astória, em Stuttgart/Alemanha. Este, interessado em construir uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica, contratou Rudolf Steiner para auxiliá-lo.

Naquela época, Rudolf Steiner era um importante líder que visava renovação social. Stuttgart já era um centro de atividade antroposófica e recebeu a primeira filial da Sociedade em 1911.

Rudolf Steiner, após seis meses de trabalhos intensos, inaugurou junto a Emil Molt a primeira Escola Waldorf em setembro de 1919, com 12 professores e 256 alunos distribuídos por 8 classes. Atualmente, estabelecida no mundo inteiro, com mais de mil escolas.

Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano e orientação com base nos pontos de vista antropológico, pedagógico e curricular, fundamentados na Antroposofia.

Nas escolas Waldorf, almeja – se que todas as aulas sejam um preparo para a vida real. Procura – se desenvolver nos jovens, as qualidades necessárias para que eles saibam lidar e, principalmente, florescer neste mundo de constantese velozes mudanças, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento.

Rudolf Steiner

Nascido em Kraljevec, fronteira austro-húngara, em 27 de fevereiro de 1861, Rudolf Steiner foi o fundador da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, além de filósofo, educador, artista e esoterista.

Por meio da Antroposofia, seguiu uma linha de pensamento que enxerga o homem além do material. Então, o que é a Antroposofia? O termo vem do grego e significa “conhecimento do ser humano”; está diretamente ligada às atividades do austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que por algum tempo esteve ligado à Sociedade Teosófica. A definição diz que se trata de um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como trata da aplicação desses conhecimentos em praticamente todas as áreas da vida humana.

rudolf_steiner.jpg

ANTROPOSOFIA NAS DIVERSAS ÁREAS

Através da antroposofia o entendimento sobre a vida ultrapassa aquilo que é fisicamente conhecido, o que podemos ver e tocar. O mundo espiritual se faz presente em todos os seres, inclusive nos humanos, que tem um nível superior de substância espiritual em relação à plantas e animais. Várias outras áreas de conhecimento se desenvolveram em acordo com a visão antroposófica. Na educação, temos a Pedagogia Waldorf e a Pedagogia Curativa.

Na visão econômica, administrativa e social se desenvolveu a Pedagogia Social. Na Agricultura, tem-se a Agricultura Biodinâmica e outras áreas da ciência, como Arquitetura, Matemática, Biologia, Astronomia e Física, também podem ser enriquecidas a partir da Antroposofia.

Av. Humberto Prieto Perez, 624

Jardim Guaiúba • Guarujá • SP

CEP: 11421-200

FALE CONOSCO





(13) 3354-2478